Zeno Rocha – Campus Party 2014

Como empreender em… você!

Com apenas 22 anos, Zeno Rocha é engenheiro front-end e já trabalhou em empresas como Petrobras, Globo.com e a norte-americana Liferay, além de ser o único brasileiro do programa Google Developer Experts. Com uma linguagem jovem e divertida, Zeno compartilhou suas experiências de empreendedor nas empresas onde trabalhou e nos deu dicas valiosas para sair da zona de conforto e mudar o modo como encaramos o trabalho.

1. Reconheça as oportunidades. Quando surge uma coisa nova, ficamos com medo e não investimos nessa coisa. Por isso, não tenha medo do novo.

2. Quando você arrisca, coisas incríveis acontecem, sejam elas boas ou ruins. Zeno gostava de programar em flash para a web, porém a linguagem decaiu e ele foi aprender HTML5. Depois disso, começou a dar palestras no mundo todo. “O HTML5 pode ser o querido hoje, assim como o flash foi no passado, mas ele não será no futuro. O importante é como você vai encarar a mudança, você vai ser o cara que a odeia ou falar: ‘meu, isso é muito foda! Vamos encarar, posso me dar bem no futuro”, afirma Zeno.

3. Freela não compensa. Não pense no dinheiro que você irá ganhar, a não ser que você esteja muito ferrado. Opte sempre pela experiência que ganhará, o tempo que você gasta trabalhando no freela, você poderia investir em algo que você realmente gosta e que irá acrescentar algo na sua carreira. Quando Zeno pediu demissão da Globo.com, a empresa queria cobrir ou até aumentar a proposta da Liferay, porém ele não aceitou, pois queria fazer impacto no mundo e ter de adquirir a experiência de trabalhar em outro país.

4. Saiba mensurar o tempo em que você leva para realizar determinado trabalho, se você não o fizer, sempre entregará seus projetos fora do prazo e seu cliente ficará descontente.

5.Qualidade acima de quantidade. Prefira trabalhar um ano em um projeto do que em milhares de projetos toscos. Além disso, valorize seu trabalho. Você quer ser visto no mercado como aquele quebra galho barato ou o melhor cara da área?

6. Seja proativo, não espere seu chefe te pedir para fazer alguma coisa. Se a demanda não existe, crie-a.

7. Ferramentas vem e vão. Invista bastante tempo aprendendo novas ferramentas, assim você verá qual é a melhor forma de realizar seu trabalho. E quando achar que você já domina determinada ferramenta, aprenda outra.

8. Ame a segunda-feira. Se você passa a semana toda desejando que ela acabe, peça demissão hoje mesmo. Isso mostra que você não está gostando do que faz, então nunca será bom nisso.

9. Mude o mundo. Zeno, junto com outros feras como Marcel Duran (Twitter) e Renato Mangini (Google), criou um guia, o Como perder peso no browser (How to lose weight in browser), de performance para  front-end em sete línguas diferentes para criar a melhor referencia possível para o publico dessa área. O site conseguiu tem milhares de acesso no mundo todo e está concorrendo ao Best Collaborative Project.

E aí, depois dessas dicas valiosas, vai começar a empreender em você?

Mariana Marinho
Voluntária/Campusera

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s